Volkswagen Gol GT 1986: O Resgate.
SÃO PAULO – Lançado em 1984, o Gol GT tinha como principal diferença para os demais o motor 1.8, que seria usado também pelo Santana, lançado poucos meses depois. Chegava a 99 cv e entregava ao hatch um desempenho genuinamente esportivo (números oficiais apontavam 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e 180 km/h de máxima). Pneus mais largos e de perfil mais baixo e suspensão retrabalhada acompanhavam.
Era preciso alarde para diferenciá-lo, e por isso o Gol GT tinha spoiler dianteiro, grande frontal na cor do carro, rodas exclusivas, adesivos laterais e na tampa do porta-malas e faróis de longo alcance. Por dentro, o motorista se sentia num esportivo por causa dos bancos Recaro, do volante e da alavanca do câmbio também próprios e do painel com grafismos vermelhos.
O Gol GT não foi o primeiro esportivo da Volkswagen no Brasil, mas talvez tenha sido o mais importante. Foi ele quem estreou a fórmula que passou pro GTS em 1987 e culminou, em 1989, no GTi, hoje o mais idolatrado da gama.
Fonte: Mora nos Clássicos UOL